domingo, 28 de fevereiro de 2010

CÂCER PENIANO

O câncer de pênis é tido como um tumor maligno que geralmente acomete pacientes com fimose e é relativamente raro. Este tumor aparece em homens com hábitos higiênicos precários. As secreções retidas em torno da glande mal exteriorizada são o fator cancerígeno mais provavél.
O diagnóstico é realizado com a suspeita de pacientes com história de úlceras penianas acompanhadas de cheiro forte de esmegma, resistente a vários tratamentos. A confirmação diagnóstica é feita pelo exame anatomopatológico da lesão. O Carcinoma Epidermóide é o tumor mais frequente incidindo entre 75% a 90% dos casos.
O tratamento dessa ferida no pênis é cirúrgico, devendo se extirpar a lesão com margem de segurança de 2 cm. Ainda, devem ser extirpados os glânglios regionais. Os casos mais avançados são tratados com quimioterapias. Além disso, para ajudar no tratamento é necessário fazer o estadiamento do paciente para se conhecer a extenção da doença.
A prevenção do tumor peniano deve ser realizada em primeiro lugar através da higienização adquada do pênis , pois o acúmulo de esmegma exerce uma ação irritativa na glande, o que favorece o desenvolvimento do tumor.
No caso das crianças portadoras de fimose é necessário serem cirurgiadas para se ter condições de limpeza da glande.
Em termos de curiosidades, foi constatado segundo pesquisas que o carcinoma não ocorre em judeus que se submetem a circuncisão nas primeiras semanas de vida.

FONTE: www.abcdasaude.com.br

COMPONENTES:
MARIA ALCIENE
SOCORRO ALINE
TALITA RÚBIA
KADDYJA MARIA

desenvolvimento do tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário