quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Curvatura Anormal do Pênis (Doença de Peyronie)

A curvatura resulta da formação de tecido fibroso, não elástico e cicatricial (placa), habitualmente no topo dos dois corpos erécteis do pênis (os corpos cavernosos). Consequentemente, o pênis deixa de ser suficientemente elástico para uma erecção normal, e sofre uma curvatura para cima e/ou para os lados. Desta forma, a erecçaõ poder ser dolorosa. Em alguns casos, a placa também se desenvolve na porção inferior do pênis, e nesse caso apresenta uma curvatura para baixo. O grau de curvatura pode, com o tempo, variar de ligeiro a muito acentuado. Dependendo da progressão da doença, o intercurso sexual pode tornar-se difícil ou impossível.

A doença de Peyronie pode acontecer em até 1% da população. A maioria dos homens com o problema está entre as idades de 45 e 60 amos. A doença tem uma incidência maior em pessoasda mesma família e parece ser mais comum em homens brancos.
Às vezes, uma curvatura grave do pênis é vista em meninos ou logo após o nascimento. Esta não é a doença de Peyronie. Acredita-se que a maioria destes casos é causada pelo desenvolvimento anormal dentro do útero, e pode ser associado com outras anormalidades do pênis como uma condição chamada Hipospádia na qual a abertura do pênis não se encontra na glande, mas abaixo dela (sob o pênis).

Para diagnosticar a doença o médico irá colher a história de seus sintomas e examinará seu pênis, procurando áreas de sensibilidade, enduramentos de tecido cicatricial (placas) durante o exame físico. Normalmente, isso é tudo que é necessário para diagnosticar o problema. Se o médico precisar de mais informações, ele pode solicitar uma Radiografia para procurar depósitos de cálcio no tecido cicatricial.

A maioria dos homens com curvatura do pênis, independente da causa, não precisam de qualquer tratamento. Aos homens com a doença de Peyronie que, ás vezes, sofre dor ou têm dificuldade nas relações sexuais, é oferecido tratamento médico.

Referência bibliográfica:
- http://www.policlin.com.br/drpoli/166/
- http://www2.hu-berlin.de/sexology/ECP3/html/peyronie_s_disease.html

Postado por: Telma Meuryane- Biomedicina 348-6

Um comentário: