quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hipospádia

É uma malformação congênita do pênis, caracterizada pela abertura em posição anormal do meato urinário, na face ventral do mesmo ou raramente na bolsa escrotal.
A anomalia é provocada por um defeito do desenvolvimento embrionário, cujas causas ainda não são conhecidas com precisão, embora se saiba que não é um problema de índole hereditária.
Tipos:
Na hipospadia balânica, a forma mais comum, embora o meato uretral se encontre situado perto da sua localização normal, a face inferior da glande apenas se encontra revestida pelo prepúcio na parte superior.
Na hipospadia peniana, o meato uretral localiza-se em algum ponto da face inferior do pénis entre a glande e a raiz. Neste caso, o prepúcio reveste apenas a parte superior da glande. Para, além disso, o defeito pode estar associado ao desenvolvimento de uma fita de tecido fibroso no corpo esponjoso, que provoca a curvatura do pênis para baixo, sobretudo quando entra em estado de ereção.
Na hipospadia penoscrotal, o meato uretral encontra-se situado na raiz do escroto. Nestes casos, o pênis costuma ter um tamanho reduzido e apresenta uma curvatura ventral muito acentuada.
Na hipospadia perineal, a forma mais extrema e menos freqüente, o meato uretral abre-se diretamente no períneo. Por vezes, o pênis tem um tamanho reduzido e a sua curvatura central é muito significativa. Além disso, em alguns casos, o escroto encontra-se partido e apresenta um aspecto semelhante a lábios grandes vulvares hipertrofiados, enquanto que os testículos são atróficos e não se encontram no escroto, o que dificulta a identificação inicial precisa do sexo do recém-nascido
Tratamento:
O tratamento é cirúrgico. Quando o defeito é ligeiro e se o meato urinário apenas se encontrar ligeiramente deslocado em relação à ponta da glande, a terapêutica deve ser efetuada ao longo dos dois primeiros anos de vida e uma única intervenção é o suficiente para se reconstruir a uretra e colocar o meato na sua posição normal. Por outro lado, quando o defeito se encontra associado à presença de uma fita fibrosa na face inferior do pênis, o tratamento cirúrgico costuma ser efetuado em duas fases. Numa primeira intervenção, realizada ao longo do primeiro ano de vida, deve-se extrair a fita fibrosa para possibilitar o desenvolvimento normal dos corpos eréteis do pênis. Posteriormente, após um período que pode durar entre alguns meses até um ano, deve-se reconstruir o canal uretral para que chegue até a ponta da glande.

Referencias:
http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Hiposp%C3%A1dia
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=653

Postado por: Amanda Kelly, Ana Cristina, Sâmia Sousa- Biomedicina 221-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário