sábado, 27 de fevereiro de 2010

CÂNCER DE PÊNIS, INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO


O pênis é o órgão do sistema reprodutor masculino composto por 3 estruturas de tecido erétil: duas na parte superior e uma na parte inferior, cada estrutura é formada por um tecido esponjoso que enrigesse quando preenchido com sangue, provocando a ereção.
As causas que levam ao câncer de pênis não são ainda completamente conhecidas,mas sabe-se que o seu desenvolvimeto está associado a higiene precária e ao comportamento sexual de risco. O câncer de pênis é uma doença relativamente rara e que acomete homens mais velhos, geralmente a partir de 60 anos. O Brasil está com um dos maiores incidência de câncer de pênis, com índices só comparáveis a alguns países africanos e asiáticos.
Há também uma relação com a fimose (incapacidade de expor completamente a glande "cabeça do pênis"),o que dificulta a higiene. A circuncisão que é a retirada cirúrgica do prepúrcio, prática comum entre os judeus, evita a formação do esmegma (sujeira branca que se forma em redor da glande) que precisa ser removida diariamente, pois ela é irritativa tanto para o homem quanto para sua parceira sexual. O HPV (Papiloma Vírus Humano) é segundo estudo responsável pelo desenvolvimento de células cancerosas. O HPV é sexualmente transmissível e esta presente em cerca de 30% dos casos de câncer de pênis.
Um dos sinais do câncer de pênis é a presença de uma ferida na glande. Geralmente esta ferida é indolor diferente da maioria das DSTs (Doenças sexualmente trasmissíveis) sífilis, gonorréia,herpes, etc.
O diagnóstico do câncer de pênis é feito por exame médico e a confirmação é dada pela biópsia, que consiste na coleta de uma amostra de tecido por um patologista, que o analisa à luz do microscópio.
O tratamento do câncer de pênis é dado pelo médico em função de seu estágio .Os procedimentos a serem adotados podem ser por: radioterapia, quimioterapia, cirurgia e até amputação parcial ou total do membro, dependendo do tamando do tumor e da infiltração da doença. Quando a amputação do membro é necessária, um pequeno coto do pênis é preservado para permitir a micção.
Quanto mais cedo o paciente procurar tratamento , melhores serão as suas chancer de cura e menos agressivos serão os tratamento pelos quais terá que passar.
O MELHOR TRATAMENTO AINDA É A PREVENÇÃO.

Postado pos:Maria Albertina Deodato de Brito- em 27 de fev. de 2010- às 20:19.

Referencia:www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cancer-de-penis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário