domingo, 21 de março de 2010

CÂNCER DE PÊNIS-fatores de risco e sintomatologia


Fatores de Risco
O câncer é uma doença caracterizada pelo crescimento anormal das células. As causas que levam ao câncer de pênis não são, ainda, completamente conhecidas, mas sabe-se que o seu desenvolvimento está associado à higiene precária e ao comportamento sexual de risco. O câncer de pênis é uma doença relativamente rara, que acomete homens mais velhos, geralmente a partir de 60 anos. Mas é sempre bom lembrar que o Brasil está entre os países com maior incidência de câncer de pênis, com índices só comparáveis a alguns países africanos e asiáticos.

Há também uma relação com a fimose (incapacidade de expor completamente a glande, ou seja, descobrir a cabeça do pênis), o que dificulta a higiene. A circuncisão (retirada cirúrgica do prepúcio), prática comum entre os judeus, evita a formação de esmegma (sujeira branca que se forma em torno da glande), que precisa ser removida diariamente, pois ela é irritativa tanto para o homem quanto para a sua parceira sexual. Relação com HPV Estudos vêm demonstrando que o papilomavírus humano (HPV) tem um papel importante no desenvolvimento de células cancerosas. O papilomavírus humano (HPV) é sexualmente transmissível e está presente em 30% dos casos de câncer de pênis e praticamente em 100% dos casos de câncer do colo do útero.

Sintomas

Um dos sinais do câncer de pênis é a presença de uma ferida na glande (cabeça). Geralmente, esta ferida é indolor, diferentemente das principais DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como herpes, sífilis, gonorréia etc.

Postado por: Maria Albertina Deodato de Brito em 21/03/2010 às 21:09hs.

Referência: http://abccancer.org.br/portal/index.php?module=atualidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário