domingo, 7 de março de 2010

CÂNCER DO PÊNIS: Estudo da sua patologia geográfica no Estado da Bahia, Brasil


O câncer do pênis é uma das mais antigas neoplasias conhecidas. O seu curso, física e psicologicamente mutilante, e os decepcionantes resultados terapêuticos situam-no entre os mais perigosos tumores humanos.
No Brasil, sua freqüência é variável dependendo da região considerada. Na região Nordeste é o quarto em freqüência entre os cânceres do sexo masculino com 5,7 na região Norte também é o quarto mais freqüente, com 5,3%; e na região Centro-oeste posiciona- se em oitavo lugar, com 3,8%. Nas regiões Sudeste e Sul esta neoplasia não figura entre as dez primeiras localizações de câncer masculino primário.
Devido seu alto índice no nordeste, foi realizado um estudo na Bahia entre os anos de 1952 e 1983 com 811 pacientes.Cinqüenta por cento dos pacientes tinham entre 46 e 61 anos de idade. Cerca de 80% de todos os pacientes eram procedentes das regiões interioranas do Estado. A mesorregião do Leste Baiano foi a que apresentou freqüência mais elevada, principalmente as microrregiões do Recôncavo Baiano,
Jequié, Feira de Santana e Serrinha. O lapso de tempo entre o aparecimentos da primeira lesão e o diagnóstico foi maior do que três meses em mais de 80% dos casos. Fimose foi a principal condição associada, estando presente em 63% dos casos. A prática sistemática da circuncisão na infância foi sugerido como o meio eficaz de prevenção da doença,devendo portanto ser estimulada.

Fonte: BARBOSA JR., A. de A. et al. Câncer do pênis: estudo da sua patologia geográfica no Estado da Bahia, Brasil. Rev. Saúde públ, S. Paulo, 18: 429 - 35, 1984.

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário