domingo, 7 de março de 2010

Influência do HPV no carcinoma peniano.


Estudos pioneiros sobre a influência do HPV no câncer de colo uterino estabeleceram entre eles incontestável correlação. Tais estudos foram essenciais para compreender o papel dos vírus epiteliotrópicos na patogênese dos carcinomas, incluindo o Cancer de Pênis.
Considera-se a presença de fimose nos portadores de Cancer de Pênis como facilitadora da infecção pelo HPV e de sua persistência, aumentando assim o risco de ocorrência de Cancer de Pênis(CP).
Estudos utilizando PCR descrevem a presença de HPV em carcinoma peniano, variando de 30 a 100% dos casos.O genoma do HPV é identificadomediante amplificação das regiões virais E6 e E7 que ficam integradas ao DNA de células infectadas, utilizando-se técnica de PCR. Cupp et al. (1995) encontraram HPV em 55% dos indivíduos com carcinoma peniano invasor e 92% dos portadores de carcinoma in situ (CIS) e neoplasia intraepitelial do pênis (NIP), tendo sido genotipado o HPV 16 em 80% dos casos. O HPV 16 é o genótipo mais prevalente no carcinoma peniano, representando 90% dos vírus encontrados. Os HPVs considerados de alto risco oncogênico para CP são 16, 18, 45 e 56 e, os de médio risco os 31, 33, 35, 51, 52 e 58.22,23 O mecanismo de indução e promoção tumoral dos CP causado pelo HPV ainda não está totalmente elucidado. Entretanto, especula-se que seja semelhante ao que acontece no carcinoma de colo uterino e vulva. Nestes tumores encontra-se hiper-expressão dos genes E6 e E7 e perda de expressão do gene L quando o DNA viral se incorpora ao genoma humano. As oncoproteínas E6 e E7 antagonizam as proteínas supressoras de tumor p53 e pRB, respectivamente, promovendo o crescimento celular desordenado.

Ref.: Paula,A.A.P. et alCarcinoma epidermóide do pênis: considerações epidemiológicas,histopatológicas, influência viral e tratamento cirúrgico.Revista Brasileira de Cancerologia 2005; 51(3): 243-252

Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário