sexta-feira, 26 de março de 2010

Prostatite

Prostatite ou inflamação da próstata é, de modo geral, uma infecção do trato urinário que se espalhou para a próstata. Usualmente é tratada com antibióticos.

Prostatite aguda - A inflamação da próstata pode ocorrer em praticamente todas as idades. É frequentemente devida a infecção. Embora a cistite – uma infecção da urina que causa queimação e frequência – seja uma doença que mais comumente afeta as mulheres, esses sintomas podem ocorrer nos homens. Os sintomas podem ser causados por uma infecção da próstata chamada prostatite aguda. Ela pode provocar febre alta e fazer com que o paciente sinta-se bastante mal. Em homens idosos que também sofrem da HBP, qualquer sintoma próstatico pode piorar e, às vezes, a prostatite causa retenção da urina. Algumas vezes a infecção do testículo chamada epididimite complica a prostatite e os sintomas decorrentes superam aqueles da própria próstata. Da mesma forma que a cistite simples, ela é tratada com antibióticos. Entretanto, a próstata não absorve antibióticos com facilidade e muitos deles não agem adequadamente dentro dela. No caso de se suspeitar de uma infecção da próstata, o amtibiótico mais indicado é uma quinolona – exemplos são a ciprofloxacina, a ofloxacina, a norfloxacina. O importante é que o antibiótico seja usado por um tempo suficiente para debelar a infecção completamente. Isto geralmente significa várias semanas de tratamento. A série toda do amtibiótico deve ser tomada, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, para evitar que infecção volte novamente.Beber muito líquido e repousar é muito importante enquanto os sintomas estão fortes. Evitar a atividade sexual talvez seja sensato, mas a maioria dos pacientes não tem essa disposição. Posteriormente, passado o período mais doloroso, o sexo frequente pode ajudar, pois cada ejaculação é uma oportunidade para limpar uma infecção remanescente. Raramente se desenvolve um abcesso. Este é tratado drenando-se o pus de uma operação muito semelhante à RTUP.

Prostatite crônica - Esta pode levar a uma ocasional reativação dos sintomas da cistite ou causar mais dor crônica. Essa dor localiza-se no baixo abdômen, nos testículos, entre as pernas ou mesmo o ânus. A prostatite crônica pode ser muito difícil de se diagnosticar, uma vez que os sintomas que ela produz podem ser devidos a toda sorte de condições, não necessariamente envolvendo a próstata. Se forem causados por prostatite, a próstata pode estar dolorida ao exame físico. O médico pode tentar fazer uma cultura bacteriana de amostra de líquido tirado da próstata massageando-a ou por uma amostra de sêmen. Algumas vezes a próstata está inflamada, mas não parece estar infectada por bactéria. A causa deste tipo de prostatite ainda não está bem esclarecida, mas os sintomas são às vezes melhorados com antiinflatórios tais como o ibuprofen ou indometacina – embora muitos outros medicamentos similares possam ser usados.

Prostatidínia - Sintomas semelhantes aos da próstatite são causados por uma condição chamada prostatodínia. Isto provavelmente resulta de espamos do músculo na próstata e certamente muitos homens que sofrem disso podem ser ajudados pelos mesmos alfabloqueadores usados na HBP. Os prblemas causados por espasmo muscular geralmente são agravados por ansiedade e stress e muitos homens costumam mesmo ligar seus sintomas a dificuldades no trabalho. A própria preocupação em relação à condição pode agravá-la. Nessas condições ajuda bastante fazer um check-up da próstata para se despreocupar. É muito pouco comum que dor na próstata seja causada por câncer.

Causas da prostatite - É importante lembrar que a prostatite pode ser muito difícil de se diagnosticar e que seus sintomas não são muito específicos. Você pode ser encaminhado a um urologista para verificar se trata de uma prostatite. Se ele não encontrar nada, então você será encaminhado a um outro especialista para continuar a investigação dos seus sintomas.

Postado por Rodolpho Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário